quarta-feira, 10 de abril de 2019

Congresso lança frente em defesa do ensino técnico e profissionalizante

Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostrou que pessoas sem formação técnica têm um ganho de apenas 6% no salário quando atuam em uma vaga que exige qualificação. Mas os que têm formação técnica específica para a vaga ganham 25% a mais.
218 deputados e 14 senadores integram a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Ensino Técnico e Profissionalizante, que foi lançada nesta terça-feira (9) na Câmara dos Deputados. Os parlamentares têm o objetivo de fortalecer, com propostas e iniciativas, o ensino técnico e profissionalizante brasileiro.
Para o coordenador da frente parlamentar e também técnico agrícola, deputado Giovani Cherini, do PR do Rio Grande do Sul, o investimento na área do ensino técnico é fundamental para capacitar jovens.
"Então, nós precisamos valorizar o ensino técnico e ter, na agricultura ou mesmo na área industrial, técnicos modernos, bem habilitados para poder já no segundo grau fazer sua profissão, ter o seu salário e depois quando ele chegar na faculdade, vai poder pagar sua faculdade através do ensino técnico"
Outro tema importante para a frente será a criação de dois conselhos relacionados aos técnicos. Em 2018, uma proposta (Lei 13.639/18) foi aprovada para a criação de um conselho específico para os técnicos agrícolas e outro para os técnicos industriais.
O deputado Giovani Cherini, coordenador da frente parlamentar de ensino técnico profissionalizante, ressaltou que apesar da divisão dos conselhos, a frente irá focar no trabalho em conjunto.
"Nós vamos continuar trabalhando junto, claro que agora teremos que implantar o conselho dos técnicos agrícolas, essa vai ser nossa grande tarefa. O do industrial já está implantado, a gente deu grandes passos importantes para a valorização do ensino técnico profissionalizante para que o nosso jovem tenha uma profissão já no segundo grau"
A frente parlamentar em Defesa do Ensino Técnico e Profissionalizante deve acompanhar de perto o trabalho das comissões temáticas do Congresso Nacional relacionadas ao tema.
Reportagem – Caroline César

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IV CONSINTER