sábado, 23 de abril de 2011

Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES)

Foi lançado nesta quinta-feira o novo sistema de certificação digital do Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES). O Sistema visa mais segurança no encaminhamento de solicitações das entidades sindicais via internet, onde somente a própria entidade poderá elaborar Pedido de Registro (SC), Atualização Sindical (SR), Atualização de Dados Perenes ( SD) e pedido de filiação à entidade de grau superior.

Segundo informações da Secretaria de Relações do Trabalho, o sistema vai funcionar da seguinte forma: a entidade sindical deve escolher uma Autoridade Certificadora para adquirir o seu e-CNPJ ou e-CPF - A relação das Autoridades Certificadoras pode ser obtida no site do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação www.iti.gov.br - entre as quais constam a Receita Federal, Autoridade Certificadora da Presidência da República, (ACPR), entre outras.

Depois, para a emissão do Certificado Digital é necessário que o solicitante vá pessoalmente a uma Autoridade de Registro da Autoridade Certificadora escolhida para validar os dados preenchidos na solicitação inicial e apresentar os documentos necessários, os quais são: Estatuto social da entidade em vigor e devidamente registrado prova de inscrição no CNPJ e documentos dos representantes legais da entidade: RG, CPF, comprovação de endereço e foto 3x4.

Para mais informações: www.mte.gov.br

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