quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Chamada de Textos para revista do DIEESE

Dossiê: Saúde, Trabalho e Ação Sindical
Nas últimas décadas, testemunhamos uma acelerada transformação na estrutura de circulação do capital. Nas pautas que se sucedem em mesas de negociação alguns itens tornaram-se presentes e, aos poucos, viraram costumeiros. O incremento da informatização, a incorporação de maneiras diferentes de produzir e o uso crescente de formatos precários nas relações de trabalho exigiram uma reformulação das estratégias utilizadas por lideranças sindicais em seus debates diuturnos. Todavia, a influência desses processos sobre a saúde dos trabalhadores ainda merece uma atenção especial.
A saúde de quem trabalha é a face menos evidente das recentes transformações no capitalismo. Há uma profusão das doenças relacionadas à atividade de trabalho que se manifestam tanto física como psiquicamente. O adoecimento, além de ocasionar uma crescente insegurança no trabalhador, afeta todos ao seu redor e é fatal em alguns casos. O entendimento das dinâmicas entre saúde e doença ligadas a causas ocupacionais é essencial para que o problema possa ser visto em suas múltiplas dimensões e melhor enfrentado.
Para isso, propomos o dossiê temático “Saúde, Trabalho e Ação Sindical”. É necessário compreender o adoecimento do trabalhador em relação à atividade de trabalho sem que a culpa recaia sobre aquele que perdeu a sua saúde. Esperamos que este dossiê possa contribuir para uma melhor compreensão das questões que envolvem a saúde do trabalhador e proporcione instrumentos para a ação política.
Período de submissão: 01/10/2014 – 31/01/2015
Extraído de: http://rct.dieese.org.br/rct/index.php/rct/announcement/view/9%20

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IV CONSINTER