terça-feira, 29 de julho de 2014

Campanha pelo Conselho dos Técnicos


Deputado Federal e técnico agrícola Geovanni Cherini (PDT-RS) em audiência com o ministro Ricardo Berzoini, da Secretaria de Relações Institucionais-SRI. A pauta do encontro é a Criação do Conselho dos Técnicos Agrícolas e Industriais no dia 06 de agosto de 2014.




Técnicos Industriais visitam Carlos Lupi ex ministro do trabalho e presidente do PDT, apóia nosso projeto de desmembramento


Manoel Dias esteve em Campos Novos para falar sobre o projeto do conselho próprio.

Com a participação do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, o movimento dos técnicos agrícolas de Santa Catarina realizou mais um encontro estadual de lideranças, em Campos Novos. Cerca de 100 dirigentes participaram das discussões sobre a criação do conselho próprio, cujo projeto segue na Casa Civil para análise após uma comissão do Ministério ter sinalizado positivamente o desmembramento do Conselho dos Técnicos Agrícolas do sistema Confea/Crea.


Na ocasião também ocorreram as assembleias ordinárias da Associação e do Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Santa Catarina. Os presidentes das duas entidades aproveitaram para apresentar as sugestões de políticas públicas para os setores agropecuário, florestal, ambiental e educacional que devem ser enviadas aos candidatos da eleição de outubro deste ano. Também foram expostos os projetos políticos que mais valorizam o trabalho nestes setores e que, por isso, receberão apoio do movimento.

Para o presidente do Sintagri, Antonio Tiago da Silva, esta foi a oportunidade de debater o futuro das entidades. “Com a força do nosso movimento já conseguimos um importante passo em busca do conselho próprio. Agora, com as eleições, temos a chance de nos unir e escolher um representante que trabalhe pelas nossas causas, fortalecendo a formação e o trabalho desses profissionais”.

O próximo grande encontro dos técnicos agrícolas catarinenses está agendado para os dias 12, 13 e 14 de setembro, com o II Congresso Nacional do Ensino Agrícola, V Congresso Estadual dos Técnicos Agrícolas e X Encontro do Ensino Agrícola de Santa Catarina . “Além de reunirmos professores, alunos e profissionais da área, queremos debater novos caminhos para o ensino agrícola e a profissionalização de futuros e antigos técnicos”. O evento será no Centro de Eventos da Univille, em Joinville.

Fonte: SINTAGRI

LIDERANÇAS DOS TÉCNICOS AGRÍCOLAS E INDUSTRIAIS SE REUNEM COM MINISTRO RICARDO BERZOINI PARA DISCUTIR A CRIAÇÃO DO CONSELHO PRÓPRIO


No dia 23 de Julho de 2014, representantes de diversas Entidades dos Técnicos Agrícolas e Industriais foram recebidas no Palácio do Planalto por Ricardo Berzoini,  Ministro de Relações Institucionais do Governo Dilma Rousseff. O tema discutido na audiência foi o Desmembramento dos Profissionais de Nível Técnico, do Sistema CONFEA/CREA, constituindo assim, o Conselho próprio para esses profissionais.
Estavam presentes: o Técnico Agrícola Carlos Roberto Alves, Presidente do SINTAMIG, Téc. Agrícola Ely Avelino, Presidente da ATABRASIL, Técnico Industrial Luzimar Pereira, Diretor representante da FENTEC e Técnico Industrial Lino Gilberto da Silva, Diretor do SINTEC/SC e da FENTEC.
Os Técnicos foram acompanhados pelo Deputado Federal do PTdoB/MA, Lourival Mendes, que se prontificou a apoiar plenamente o pleito, além da Senhorita Selma Nunes, Assessora do Deputado Federal Padre João- PT/MG, que também apoia a categoria. Ainda estavam na comitiva, o Sr. Sebastião Teo, Secretário Geral da UGT-DF, e Lineu Neves Mazano, Diretor representante da CSPB, Centrais Sindicais comprometidas com a causa dos Técnicos.
Durante a reunião foi entregue ao Ministro uma cópia do Anteprojeto enviado à Casa Civil pelo Ministério de Trabalho Emprego, justificando e recomendando a institucionalização do Conselho Federal dos Técnicos Industriais e Agrícolas.
A comitiva dos Técnicos saiu muito animada da reunião, tendo em vista a atenção dada pelo Ministro ao pleito dos Técnicos. Os Presidentes da ATABRASIL e do SINTAMIG saíram muito confiantes da audiência e satisfeitos com o desfecho da reunião. “O Ministro Ricardo Berzoini foi muito atencioso conosco e se comprometeu a encaminhar a questão junto à Casa Civil, em curto espaço de tempo”, disse Ely Avelino. “Não esperávamos outra postura da parte do Ministro, tendo em vista o forte senso de justiça e a profícua relação mantida pelo atual governo com a sociedade civil organizada”, completou Carlos Alves, o Presidente do SINTAMIG.


ENTENDA O CASO
Para quem acompanha os bastidores do sistema profissional, não é mais novidade o fato do absurdo afastamento dos Conselheiros representantes dos Técnicos de Nível Médio do Plenário do CONFEA e dos CREAS. Este ato de crueldade que fere os princípios mais elementares da Democracia, retirando da categoria dos Técnicos o direito de se fazer representar no plenário e nas câmaras especializadas dos CREAS.
O resultado disso é que os Técnicos, sem direito a vós dentro do sistema, se mobilizaram e conseguiram sensibilizar o Ministério do Trabalho no que concerne ao possível desmembramento dos Técnicos do Sistema CONFEA/CREA.
Assim, no dia 14 de Janeiro de 2014, o Ministério do Trabalho e Emprego publicou a portaria Nº 59/2014, institucionalizando o Grupo de Trabalho no âmbito daquele Ministério, para estudar a viabilidade do pleito.
A partir de então, O GT rodou o País fazendo audiências públicas nas diversas regiões do Brasil, ouvindo Técnicos e Instituições acerca do desmembramento do sistema CONFEA/CREA, originando daí o Conselho dos Técnicos.
Após a conclusão dos trabalhos do GT, dando parecer favorável à matéria, o Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias encaminhou anteprojeto à Casa Civil. Justificando e recomendado a institucionalização do Conselho Federal dos Técnicos Industriais e Agrícolas. Esse Anteprojeto está em análise naquela Casa, podendo  ser enviado ao Congresso Nacional a qualquer momento, para ser votado.
Neste momento, é importante que os Técnicos de todo o Brasil enviem e-mail à Casa Civil, ao Congresso Nacional e aos Deputados Federais de suas regiões, solicitando empenho junto ao governo federal para encaminhar o Projeto de lei ao Congresso.

Fonte: Assessoria de imprensa do SINTAMIG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IV CONSINTER