segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Ato marcará os 30 anos de organização dos Técnicos Agrícolas no Estado da Paraíba

Em janeiro de 1983 vinte e três Técnicos Agrícolas reunidos no Colégio Agrícola Vidal de Negreiro, em Bananeiras-PB, fundaram a primeira entidade representativa da categoria profissional, a Associação Profissional dos Técnicos Agrícolas da Paraíba – APTA/PB.  A foto é de uma atividade naquele período no Parque do Povo, em Campina Grande-PB.

A primeira entidade dos Técnicos Agrícolas do Brasil foi fundada em 1941 por colega gaúchos, a Associação dos Técnicos Rurais do Rio Grande do Sul – ATR (hoje Associação dos Técnicos Agrícolas do Rio Grande do Sul – ATARGS) idealizada por jovens oriundos da Escola Técnica de Viamão, entre os quais o ex-Governador Leonel Brizola.         Na década de 1970 o Movimento ganha novo fôlego e surgem em todo o país as Associações Profissionais de Técnicos Agrícolas – APTA´s que passam a lutar pela regulamentação da profissão que era a reinvindicação principal naquela época.
        Na Paraíba não poderia ser diferente com a união de Técnicos Agrícolas de diversas empresas do ramo agropecuário foi fundado em 1983 a APTA/PB que lutou bravamente na difusão da causa agricolina durante vários anos. Em agosto de 2008 a categoria fundou o Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado da Paraíba – SINTAG/PB numa nova fase de rearticulação da categoria profissional que agora luta para assegurar suas atribuições profissionais e no campo sindical.
       A APTA/PB após alguns anos sem atividades foi refundada no mês de maio de 2010 no mesmo Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, em Bananeiras/PB, elegendo uma diretoria que mesclava ativistas novos e outros mais experientes.

O reencontro dos fundadores

Um dos encaminhamentos da plenária do Movimento que aconteceu em dezembro de 2012 no Centro Pastoral, em Bananeiras/PB, foi realizar uma atividade este ano para comemorar os 30 Anos da APTA/PB que por extensão tornou-se do Movimento Paraibano dos Técnicos Agrícolas.
Fundadores da APTA/PB
Antônio Mendonça Coutinho Filho
Antônio Moreira da Costa
Antônio Venâncio de Moura Lacerda
Carlos Alberto dos Santos Alves
Carlos José Cardas da Silva
Flávio Roberto Silveira Marques
Francisco de Assis Vilar
Geine dos Santos
Gloria Maria de Araújo Silva
Idaysio Lucena da Costa
Joaquim Edson de Araújo
José Alves de Araújo
José Aurélio Silveira Marques
José Ribamar Cezarino de Araújo
Paulo Cristovão Alves Freire
 Paulo Luiz dos Santos
Pedro Crisóstomo Alves Freire
Roberto Luiz de Oliveira
Rui Ferreira de Araújo
Severino Pinheiro de Assis
Vamberto Araújo dos Santos
Walmir Azevedo Pereira
Walter de Oliveira Sobrinho

Apartir desta decisão a direção do Sindicato e da Associação iniciou o trabalho de localizar os sócios fundadores da APTA/PB através de documentos recuperados no Cartório de Registro, em Campina Grande, e com colegas que atuaram naquele período.
No próximo dia 5 de novembro – Dia do Técnico Agrícola, haverá um Ato em comemoração aos 30 Anos do Movimento e na oportunidade os fundadores serão homenageados, bem como os familiares dos três que já faleceram: Flávio Roberto Silveira Marques, Geine dos Santos e Joaquim Edson de Araújo.
            O evento acontecerá no Ginásio da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB sito a Av. das Baraúnas, 351 - Campus Universitário, Bodocongó - Campina Grande-PB, apartir das 14:00 horas.

            O ato está inserido na programação do I Encontro de Técnicos Agrícolas da UEPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IV CONSINTER