sábado, 23 de julho de 2011

Fundada a Federação Nacional do Ensino Agrícola - FENEA


Reproduzimos abaixo entrevista com o Téc. Agr. José Carlos Brancher, presidente da Federação Nacional do Ensino Agrícola e também presidente da nossa Associação dos Técnicos Agrícolas do Estado de Santa Catarina - ATASC - Filiada a FENATA.


Por que a Fenea está sendo criada?

Para buscar a integração e articulação do ensino agrícola brasileiro. Hoje nós temos um grande número de escolas agrícolas e instituições públicas e particulares que formam profissionais técnicos agrícolas distribuídas pelo país, mas essas, às vezes, estão no mais completo abandono e descaso do setor público. Nós não podemos concordar com isso, e temos como desafio a melhoria das suas estruturas físicas e do seu potencial humano, culminando assim na evolução da qualidade da educação.

Também são objetivos da entidade incentivar a união de associações, sindicatos, escolas, professores, técnicos e alunos das áreas social, educacional, cultural, técnica e tecnológica; subsidiar os órgãos públicos e privados de assistência social, de educação e de cultura na formulação e reformulação das políticas públicas dessas áreas; cooperar para a capacitação e o aperfeiçoamento educacional e cultural dos federados; propor, desenvolver e apoiar ações para o reconhecimento da importância da educação técnica e tecnológica nos contextos educacional, científico e cultural; prestar assessoramentos científico, técnico e pedagógico a instituições públicas e privadas, gestoras de sistemas educacionais, bem como ao planejamento e à implementação de novos cursos e novas instituições; e ainda organizar e desenvolver planos, programas, projetos ou ações de educação formal e não formal, técnica e tecnológica, bem
como capacitação profissional nos diferentes níveis.

Quais as primeiras metas a serem cumpridas na sua gestão?

A primeira diz respeito à questão legal da entidade, ou seja, fazer o registro do seu estatuto social. Com ele regularizado, faremos a normatização, ou seja, o regimento interno que disciplinará seu funcionamento. Esse documento conterá a informação sobre as contribuições das diferentes categorias do quadro associativo. Outra meta que deverá ser perseguida é a divulgação nacional da entidade, pois precisamos articular com as escolas e instituições da educação agrícola, técnica e tecnológica oriundas dos níveis médio ou superior que tenham
vínculo funcional nos municípios e nos estados da Federação. O terceiro ideal é buscar o maior número possível de sócios para que a entidade tenha uma abrangência forte no território nacional e possa assim efetivamente trabalhar para a melhoria da qualidade da educação. Também planejamos ter site para divulgação e prestação de contas.

A Fenea tem uma sede? Onde?

A Federação terá uma sede provisória nesse início de gestão, por tratar-se de entidade nova, que demanda muito apoio inicial para que os objetivos e me tas traçados venham a ser alcançados. A
sede inicial foi oferecida pela AGPTE A e funcionará no mesmo endereço, Av. Getúlio Vargas, 283, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

A instituição está recebendo apoios? De quem e de que tipo?

Os apoios iniciais e as tratativas de criação da entidade partiram da AGPTE A, da Associação
dos Técnicos Agrícolas de Santa Catarina (ATASC), Conselho Estadual do Ensino Agrícola de Santa Catarina (Conea/SC) e Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Santa Catarina (Sintagri/SC). Para viabilização e criação da Fenea, essas entidades formaram um grupo de trabalho liderado por mim e pelos professores Fritz Roloff, Sérgio Luiz Crestani, Aldir Antonio Vicente, Rodrigo Monzani, Luiz Alberto Ferreira, além do técnico agrícola Antonio Tiago da Silva. Os apoios,
que permitiram que a Federação se tornasse realidade, são de ordem logística e financeira.
Outro incentivo importante que recebemos foi durante o XXVI Encontro Estadual de Professores e I Congresso Nacional de Ensino Agrícola – realizado pela AGPTE A, de 7 a 10 de junho, em Torres. Partiu do deputado estadual Altemir Tortelli, que se comprometeu em dar todo o apoio à divulgação da entidade nos estados de todo país, e também para a realização do II Congresso
Nacional que deverá acontecer no Rio Grande do Sul em 2012.

Existe algum custo para isso? Há mensalidade?

A questão da manutenção da entidade é de suma importância, portanto, teremos que criar uma mensalidade, trimestralidade ou anuidade para que possamos propor ações e eventos futuros. Essa proposição será criada pela diretoria no regimento interno que normatizará o estatuto social. A ideia inicial é de criarmos um indexador relacionado ao Salário Referência Nacional, ficando em 1% ao mês ou próximo a isso, variando conforme a categoria do associado e a utilização que faz da entidade.

Como a FENEA se manterá economicamente?

Na fase inicial teremos que nos apoiar nas entidades que viabilizaram a criação da Fenea
e contar, em data bem próxima, com o recebimento das mensalidades dos sócio fundadores,
os que assinaram a ata de fundação da entidade, em Torres. Após a aprovação do nosso estatuto social iremos buscar parcerias com os setores público e privado.

Qual a sua expectativa com a criação da entidade?

A Fenea é um grande desafio e uma aposta que um pequeno número de pessoas fez. Agora, essa proposta precisa se materializar com força, e para tal precisa do apoio e da dedicação da diretoria e dos seus conselhos, sócios fundadores e de todos os que estejam dispostos a trabalhar para a melhoria das nossas instituições de ensino. O objetivo é buscar sempre a qualificação das condições de trabalho e da educação. Essa é a necessidade da qual há tempo vimos falando, debatendo e construindo; muitos avanços aconteceram, mas também houve retrocessos,
entretanto, jamais devemos nos deixar vencer pelo descrédito e desistir de lutar. Todos estão convidados a unirem-se a nós.

De quanto tempo será o mandato de cada gestão?

Nossa eleição teve um caráter de diretoria provisória, ou seja, a que vai regularizar, normatizar e viabilizar a Federação de fato e de direito, e no II Congresso Nacional do Ensino Agrícola, no ano que vem, será feita a eleição da nova diretoria, para um mandato de quatro anos.

Quem pode se associar à Fenea?

O quadro associativo será formado por um número ilimitado de federados, pessoas jurídicas
ou pessoas físicas, que queiram contribuir para o objetivo da entidade e que aceitem a vigência do estatuto. Serão divididos nas seguintes categorias: fundadores, efetivos, interinos, colaboradores, conveniados e beneméritos, podendo ser oriundos da Educação Agrícola, Educação Técnica e Educação Tecnológica, ou das áreas social, educacional e cultural que tenham vínculo funcional nos municípios e nos estados da Federação, resumindo professores e técnicos
das redes municipal, estadual, particular e federal, além de escolas, associações e sindicatos.

Qual é o procedimento para se associar?

O procedimento inicial de associação é o preenchimento da ficha de sócio, que está
disponível com o presidente da entidade e seus vices, e também será disponibilizada
nos sites da AGPTE A, ATASC e do Sintagri.

Fonte: Revista Letras da Terra

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